Projeto Político Pedagógico

Os princípios pedagógicos que norteiam o processo de aprendizagem na Unidade Escolar fundamentam-se na ética, valores, conhecimentos, dedicação, afetividade e formação de senso crítico por parte de toda Equipe Escolar.


A Unidade Escolar atua na construção de conhecimento em seus cursos de: Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Ensino Médio enfatizando a prática dentro da atualidade exigida pelo contexto social, abordando a realidade. O ensino de Filosofia e Sociologia, durante o ano de 2010, será desenvolvido entre os professores de forma interdisciplinar demonstrando sua importância e relevância baseando-se em fatos atuais e comparando o perfil do indivíduo na sociedade e a transformação do ser humano envolvendo sua evolução. A partir do ano de 2011, as aulas de Filosofia e Sociologia serão ministradas como disciplinas individuais, porém continuará o trabalho interdisciplinar para crescimento e desenvolvimento dos alunos.


A Organização Curricular do Ensino Médio 2010 está fundamentada na atualização das necessidades do aluno no processo educacional.


O desenvolvimento de atividades nas aulas de Projetos Artísticos e Técnico-Científicos envolve os alunos em elaborar atividades de excelentes níveis. A inclusão da disciplina de Espanhol tem sido muito apreciada pelos alunos e o desempenho gratificante, pois os alunos são conscientes de que a exigência de conhecimentos em uma língua estrangeira, hoje, é de extrema necessidade para o mercado de trabalho.


Os projetos pedagógicos desenvolvidos na Unidade Escolar buscam abranger o conhecimento e envolver a Equipe Escolar na conscientização e aplicação dos procedimentos e resultados esperados durante e na finalização dos projetos.


A escola desenvolve projetos pedagógicos buscando o envolvimento tanto de alunos como da comunidade proporcionando serviços de atendimentos e cursos de curta durabilidade com a intenção de incentivar e motivar as pessoas a buscarem novos objetivos e aperfeiçoar conhecimentos já adquiridos.


No ano de 2010, a escola já tem encaminhado projetos de atendimento à comunidade para elaboração de Imposto de Renda simplificado com o envolvimento de professores e alunos do curso Técnico em Contabilidade. O Projeto de Xadrez envolvendo alunos de todos os cursos. O curso Técnico em Informática oferece aperfeiçoamento em Informática para a comunidade, ministrado por alunos e professores. A escola preocupada em inserir nos alunos e na comunidade a preocupação e valorização com o Meio-Ambiente tem projeto em andamento voltado à Reciclagem e a participação de todos os cursos tem demonstrado que a escola já está atingindo seus objetivos em busca da conscientização e da cidadania.


A Etec atua ainda ministrando aulas e capacitando alunos com o trabalho implantado pelo Governo de São Paulo o PEQ (Programa de Qualificação Profissional - gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) que é voltado, prioritariamente, para pessoas desempregadas de 30 a 59 anos que não terminaram o ensino fundamental, já que essa é a faixa populacional com mais dificuldade em encontrar emprego. A escola capacita com conhecimentos nas áreas de Português, Matemática, Informática, Conhecimentos Gerais e demais voltados à especificação de cada curso. O objetivo do programa é qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.


A unidade escolar tem uma Sala de Leitura com uma diversidade de fontes bibliográficas que vêm a enriquecer os conhecimentos de nossos alunos e dispõe de computadores com acesso à Internet viabilizando facilitar meios de pesquisas aos alunos, oferecendo comodidade e segurança desenvolvendo suas atividades no espaço escolar.


Uma das metas do ano de 2009 consistia em atualizar e aumentar o números de livros do acervo da Sala de leitura e com a colaboração de coordenadores, professores e alunos a escola conseguiu atingir a meta através de uma campanha realizada na escola, O resultado foi muito satisfatório e a Sala de Leitura recebeu a doação de 525 livros distribuídos nas diversas áreas de conhecimentos e, com o valor de contribuição arrecadado pela APM a escola adquiriu 103 livros nas áreas de Administração, Contabilidade e Informática com obras de autores renomados indicados por Coordenadores de Área, professores e alunos e mais 360 para o CEU Parque Veredas recebidos do Centro Paula Souza.


A gestão escolar é composta por uma equipe de diretor escolar, diretor de serviços administrativos, diretor de serviços acadêmicos, coordenadores pedagógico e de curso/área, assistentes, docentes e discentes que pautam sua atuação na transparência, ética e valorização profissional no relacionamento entre o corpo docente, discente, pais, comunidades e funcionários colaboradores envolvidos na Unidade Escolar.


A Ação Social e Saúde desenvolvida na Unidade Escolar tem como prioridade antender às expectativas da comunidade inserida na região escolar, bem como prestar serviços sociais em parceria com órgãos governamentais, profissionais liberais e empresas colaboradoras em atender às necessidades sociais.


A Ação Social e Saúde desenvolvida na Unidade Escolar tem como prioridade antender às expectativas da comunidade inserida na região escolar, bem como prestar serviços sociais em parceria com órgãos governamentais, profissionais liberais e empresas colaboradoras em atender às necessidades sociais.


A Unidade de Ensino realiza parceria com empresas da região de Itaquera, com a Associação das Indústrias de Itaquera e adjacências e com as instituições Nubes, CIEE e CRC (Conselho Regional de Contabilidade) prestadoras de serviços à empresas que buscam alunos capacitados para desenvolverem atividades profissionais relacionadas às suas necessidades e firmam Contrato de Trabalho que regem de acordo com a Lei do Estagiário. O estágio supervisionado é acompanhado e orientado pelo Assistente Técnico Administrativo (ATA) que cumpre dentro de sua carga horária um plantão de acompanhamento e esclarecimento de dúvidas aos alunos que necessitam, verificando ainda, prazos, regimentos e normas que regem o estágio.


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) inicia-se no 2º. semestre de cada curso Técnico com orientação nas aulas de Planejamento de TCC e encerra-se no 3º. semestre do curso devidamente orientado por um professor especialista do curso, sendo que ao final ocorre a apresentação dos trabalhos com apreciação de professores especialistas que dão o parecer final da pesquisa desenvolvida, assim como a aprovação do trabalho apresentado.


A prioridade na condução dos alunos durante o processo de elaboração da pesquisa é um dos critérios de maior exigência em todos os cursos. A escola orienta e acompanha todas as problemáticas encontradas pelos grupos e auxilia na solução para que os alunos sintam-se incentivados e motivados a preparar pesquisas de excelentes qualidade.


O envolvimento do aluno faz com que ele busque as melhores fontes bibliográficas, realizem muitas leituras e criem parcerias para a pesquisa de campo a ser apresentada. Tal fato, tem proporcionado à escola novos parceiros e mercado de trabalho com novas oportunidades aos alunos de nossa escola.


Os professores deixam bem fundamentadas as regras durante o processo de elaboração que os alunos sentem preocupados em desenvolver e apresentar a cada semestre, trabalhos dignos de cursos superior.


Um outro fator que motiva e incentiva os alunos consiste na participação da diretoria, coordenadores, professores, convidados de outras instituições (Etec's, Fatec's e Universidades), empresas parceiras e, principalmente, a presença dos familiares que vêm prestigiar e se emocionam durante a apresentação.


Os alunos com dificuldades de aprendizagem são acompanhados pela Coordenação Pedagógica e de Curso/Área, pelos professores com atividades extras e esclarecimentos de dúvidas durante o processo de aprendizagem diário. As disciplinas que apresentam um número elevado de alunos que necessitam de acompanhamento individual, a Coordenação Pedagógica desenvolve juntamente com os professores um horário especial de plantão de dúvidas e acompanhamento individual em que procura reforçar o aprendizado buscando resgatar a deficiência apresentada.


No ano de 2010, a escola começou a trabalhar o resgate das dificuldades de aprendizagens durante o mês de fevereiro e estará oferecendo aos alunos aulas de reforço nas disciplinas de Matemática, Física e Química a partir do mês de março, evitando-se, assim problemas futuros e proporcionando ao aluno segurança e motivação no acompanhamento das aulas sem constrangimento na realização das atividades e provas.


Outro fator de extrema valorização para a melhoria na qualidade de ensino, consiste na implementação do projeto do Centro Paula Souza em parceria com o Governo de São Paulo do Portal Educacional Clickideia que vem contribuir com o trabalho realizado em sala de aula pelo professor e abrindo novos horizontes para enriquecer as aulas com novas propostas de atividades e metodologias diferenciadas possibilitando aos docentes a atualização profissional com uma visão sob as novas perspectivas e tendências que a educação deve seguir.


A criação do Portal Educação Clickideia aliada ao trabalho do professor, objetiva no interesse constante desta escola em oferecer um ensino de qualidade ao aluno, proporcionando segurança em sua caminhada na vida, no momento em que ele concorra a um processo seletivo, participe de concurso público e de vestibulares tanto em universidades públicas, federais e privadas embasado de ótimos conhecimentos e na conquista de novos horizontes.


Como forma de resgatar toda e qualquer deficiência de aprendizado e conteúdo a Unidade de Ensino está dando continuidade à implementação do Programa de Atividades de Resgate da Deficiência de Aprendizagem sob a orientação da Coordenação Pedagógica em que os alunos terão a oportunidade de participar do Programa tanto em aulas presenciais como com acompanhamento on-line orientado pelos professores das disciplinas com roteiros de estudos, sínteses de conteúdo, pesquisas e desenvolvimento de atividades e correção das mesmas e sanar suas dificuldades, podendo acompanhar as aulas com segurança, conhecimento e mantendo credibilidade no processo de ensino/aprendizagem.


O processo de avaliação das competências é aplicado de forma contínua e diária abrangendo num todo o desenvolvimento do aluno em seu processo de ensino/aprendizagem abrangendo a completude dos Planos de Trabalhos Docentes somando-se a transformação da conscientização do aluno e sua vivência no contexto social. Os professores da Unidade de Ensino utilizam-se dos mais variados e atualizados recursos e metodologia para avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos e isto faz com que os alunos desta escola busquem diferenciais em apresentar os conhecimentos adquiridos no processo ensino-aprendizagem.


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