Informática

Caracteristicas do curso


Capacitado para desenvolver e operar sistemas, aplicações. Montar estruturas de banco de dados e codificar programas. Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações. Selecionar recursos de trabalho, máquinas, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para desenvolvimento de sistemas. Identificar e configurar arquiteturas, serviços e funções de rede. Utilizar aplicativos e linguagens na elaboração de documentos, planilhas, apresentações e páginas na Web. Analisar e operar os serviços e funções dos sistemas operacionais.


Clientela


O público deste curso são alunos em que a maioria já atuam no mercado de trabalho e buscam aperfeiçoar conhecimentos para progredirem e terem ascenção no plano de carreira dentro da empresa. A necessidade de atingir um padrão e qualidade de vida melhor faz com que estes alunos busquem se envolver no processo ensino/aprendizagem e ter ansiedade em ampliar conhecimentos e sentir segurança no momento de concorrer a uma vaga num processo seletivo em uma empresa e até mesmo a ousadia de participar de concursos públicos que exigem um grau elevado de conhecimento técnico do curso. Os alunos do período noturno são profissionais atuantes, já do período vespertino a maioria faz dois cursos e um número menor são profissionais atuantes, porém a busca de conhecimentos e enfrentar desafios são características marcantes nos dois turnos de curso. A classe socioeconômica a que pertencem são de 5 (cinco) salários mínimos. A maioria dos alunos do período noturno são pais de família e a dificuldade em conseguir pagar um curso universitário fez com que concorressem a uma vaga num curso técnico, podendo assim conquistarem um ensino de qualidade e melhores oportunidades profissionais. O público tem um bom número de alunos do Conjunto Residencial José Bonifácio - Cohab II, porém tem também um número considerável de alunos de bairros vizinhos e mais distantes. A maioria vem do trabalho direto para a aula e, muitas vezes, o cansaço é visível, em contrapartida, o interesse em aprender e aplicar os novos conhecimentos superam este cansaço. As características marcantes desses alunos são inteligência, esforço, ampliar conhecimentos e horizontes, participação e envolvimento nas aulas, desenvolver pesquisar, enfrentar desafios, necessidade de mudanças profissionais, melhoria de salário, oferecer qualidade de vida saudável e estruturada a si e a seus familiares.


Diploma


Base legal, até a presente data, a lei Federal 9394/96, alterada pela lei nº 11.741/08.


O Ato Legal de implantação deste curso consta no Histórico e Certificado de Conclusão e, também, no cadastro dos alunos na página do GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar).


Plano de Curso aprovado pela Portaria do Coordenador da CETEC de 11/07/2003, publicada no DOE de 27/01/2004, seção I; página 22. (Concluintes no 2º. Semestre/2007, 1º e 2º Semestres/2008).


Mercado de trabalho


Indústrias em Geral, Comércio, Empresas de prestação de serviços, Empresas de tecnologias da informação, Empresas públicas municipais, estaduais e federais, Trabalho autônomo.


Horário De Atendimento Do Professor Coordenador De Área Informática:


Segunda-feira

13h00 às 17h00


Quarta-feira

13h00 às 19h00


Sexta-feira

18h00 às 23h00


Favor agendar o horário com antecedência.


Prof.ª Marcelo Santos Barbosa

marcelo.barbosa23@etec.sp.gov.br


Abaixo estão anexos:

Matriz Currucular; Plano de Curso; Manual do Aluno; e Instruções sobre a função do Representante de Sala.

Outros cursos

Este curso prepara um profissional capaz de controlar a rotina...

Leia mais

Capacitado para realizar atividades inerentes à contabilidade...

Leia mais

© 2007 - 2017 Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: Palatium Software